ouvir é uma aventura individual?

Nesta era do MP3, Ipod e fones de mil tipos, é. No metrô e no ônibus, nas ruas e repartições, mesmo dentro de casa. Os restaurantes contratam músicos ou colocam uma trilha sonora, mas a disputa com as conversas das mesas é árdua.

Nem sempre foi assim: ouvir era uma atividade coletiva, havia os saraus, audição de piano. Tudo bem, tudo isto ainda existe, há os concertos e espetáculos, mas predominam as gravações.

Shows de rock podem até ser experiências coletivas, mas o visual importa, não é mesmo? O som nem sempre é tão nítido.

Lembro-me que trancava a porta dos quartos para ouvir meus discos de vinil, já que meus pais não apreciavam meu gosto musical. Isto não é de estranhar. Um dia, consegui comprar um fone de ouvido decente. Foi a festa: voltava do trabalho (é, trabalhava à noite dando aula), adrenalina a mil, mas dava para ouvir rock à meia-noite sem perturbar ninguém.

Surgiu o walkman: fita K7 com 60 minutos de música para ouvir andando! OK, havia também aqueles aparelhos com duas caixas grudadas que o sujeito carregava nos ombros, para todo mundo saber e apreciar o que o tal gostava, se bem que alguns funks eram bem … chatos. Preferia ser discreto.

Mas quebrava muito o tal do walkman. E era caro.

Veio o CD. Veio o CD player portátil. Anos depois, o formato MP3 alterou todo o business musical. E a Apple explodiu com o Ipod. O resto todo mundo sabe.

A aventura continua.

Sobre insilicium

Tenho formação em Exatas, basicamente em Física. Atuo no ramo de TI e busco trabalhar com ciência. Não dispenso a arte, seja visual ou sonora.

Publicado em abril 20, 2011, em música, rock, tecnologia e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Cada vez mais estar em grupo é estar rodeado de pessoas que não conhecemos, lendo, ouvindo MP3… NADA CONTRA.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: