Bullet time

Matrix trouxe à baila um efeito especial denominado bullet time, onde uma imagem é congelada e o olho da câmera roda em torno de um ou mais personagens, feitos estátuas em uma exposição.

O efeito é obtido por meio de um conjunto de câmeras enfileiradas que obtém as imagens ao mesmo tempo e, com isto, se consegue montar uma sequência cinematográfica.

Assim, o efeito obtido, antes de se adicionar o cenário “realista”, é mostrado no vídeo abaixo.

O truque das câmeras enfileiradas, contudo, remonta ao século XIX, com o fotógrafo Eadweard J. Muybridge (9/abril/1830 – 8/maio/1904).

Ele obteve diversas sequências como as imagens de um cavalo a galope. Com isto, foi possível perceber que o cavalo, na maior parte das vêzes, se equilibra em apenas uma das patas.

O que é curioso, contudo, é que no filme Matrix, a intenção do efeito visual é captar as imagens estáticas sob diversos ângulos e colocá-las de forma cinética, ao passo que Muybridge procurou decompor uma ação em um conjunto de imagens estáticas.

Sobre insilicium

Tenho formação em Exatas, basicamente em Física. Atuo no ramo de TI e busco trabalhar com ciência. Não dispenso a arte, seja visual ou sonora.

Publicado em outubro 12, 2009, em animação, cinema, cult movies, história, tecnologia e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: