MS Office e a lei de Pareto

Pegue um texto escrito em MS Word™ e abra-o: note que a maioria dos usuários utiliza o software como as antigas máquinas de escrever.

Antes, previno-os: não sou fã desta ferramenta. Acho-o pesado, deixa a desejar em vários aspectos e há softwares melhores no mercado. Mas como todo mundo usa, não há melhor exemplo para ser explorado.

Como eu escrevia, quase todos a utilizam como as antigas máquinas de escrever (lembram-se delas?), ou seja, em vez de usar o recurso de parágrafo que o MSW oferece, o de afastar a primeira linha a uma distância de dois dedos, a maioria utiliza o TAB.

Para quem não sabe, o recurso é: menu Formatar – Parágrafo … – Especial:[Primeira linha]. Caso queira, defina em centímetros a distância.

Você deve estar pensando: “Fazer tudo isto? Aperte o tab de uma vez!”. Tem razão. É bem mais fácil. A vantagem do recurso acima é que, cada vez que você apertar a tecla ENTER para mudar de parágrafo, ele já o fará com o avanço da primeira linha.

Há outras: há formatos para Título, seção, subseção. Isto facilita um bocado no momento de gerar índices e referências cruzadas.

Poucos têm a paciência de aprender o software por uma razão relativamente simples: ao abri-lo, basta começar a escrever.

Funciona uma adaptação da lei de Pareto: 80% dos usuários utilizam 20% dos recursos da ferramenta. E vice-versa: 80% dos recursos são conhecidos por 20% dos usuários.

O mesmo ocorre para os demais componentes do MS Office: Excel, Powerpoint.

 

 

Sobre insilicium

Tenho formação em Exatas, basicamente em Física. Atuo no ramo de TI e busco trabalhar com ciência. Não dispenso a arte, seja visual ou sonora.

Publicado em junho 30, 2007, em software, tecnologia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: