Impressoras 3-D

Sabe aquela tampa de plástico do seu controle remoto que caiu atrás do sofá e nunca mais foi encontrada? Lembra-se que você desenhou em papel um protótipo de um carro futurista, mas nunca teve paciência ou habilidade para esculpí-lo em madeira, acrílico ou mesmo com papier machê?

Uma empresa denominada Desktop Factory se propõe a fazer uma impressora de protótipo 3-D a um custo relativamente baixo (em torno de 5 mil dólares ou R$ 10.000,00 sem impostos). Já existem impressoras e scanners 3-D, mas são industriais e caras, muito caras.

A idéia é montar um protótipo em camadas. Lembra-se das curvas de níveis, daquelas mapas de geografia onde recortávamos planaltos e montanhas e íamos montando o relêvo? É semelhante. Há um vídeo de difícil acesso, da Universidade de Cornell, que mostra uma destas impressoras fabricando uma garrafa, quem quiser tentar, clique aqui. Ou então, veja no Youtube, com qualidade menor de imagem:

Aliás, o vídeo citado se refere ao Fab@Home, que possui uma proposta mais radical: o usuário constrói a impressora 3-D, na verdade uma fábrica de manufaturados.

O potencial existente em máquinas desta natureza tanto para as pequenas empresas como em escolas é imenso.

Sobre insilicium

Tenho formação em Exatas, basicamente em Física. Atuo no ramo de TI e busco trabalhar com ciência. Não dispenso a arte, seja visual ou sonora.

Publicado em maio 7, 2007, em tecnologia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: