Para onde vão os personagens …

… depois que o livro acaba?

Após ter lido o post do Reinaldo Azevedo em “Avesso do Avesso” a respeito de Fernando Pessoa, coloquei um comentário a respeito do fato de Caeiro, um heterônimo, ter data de falecimento. Repito-o aqui, para registro.

Caeiro é o mais citado dos heterônimos de Pessoa, só pelos comentários aqui já se percebe isto.
Também é o único que faleceu (tuberculoso, se não me engano) e isto sempre me intrigou: Pessoa o queria destituído de qualquer possibilidade de “metafísica”? Personagens de romances ou teatro ou cinema vivem em um mundo estranho: quando entram em uma história, pode ou não ter seu nascimento descrito e, terminada a ficção, nem sempre é finado, vão para um limbo existente depois da última página, após os letreiros, após o palco estar esvaziado. O que seria este limbo, que nem é Cérbero o seu guarda, no máximo a Mnemosyne às avessas? Mesmo que Caeiro não seja exatamente um personagem, é alguma criação de Pessoa e não poderia partir para este limbo, como devem estar Álvaro, Ricardo e Alberto. Caeiro morreu, foi para o limbo de todos nós, não da última página, não foi para nenhuma “metafísica”.

Sobre insilicium

Tenho formação em Exatas, basicamente em Física. Atuo no ramo de TI e busco trabalhar com ciência. Não dispenso a arte, seja visual ou sonora.

Publicado em maio 2, 2007, em literatura, poemas. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Num dos livros de Saramago, ele também discute esse tema. Repentinamente, ele para a narração num ponto em que um mensageiro vai entregar uma carta a alguém, e fica preocupado com a vida tola desse personagem secundário, que aparece, entrega a carta, depois some, sem vida, família, história ou morte.
    Inclusive, um dos livros de Saramago é, justamente, “O ano da morte de Ricardo Reis”, em que ele dá uma morte a esse outro heterônimo de Pessoa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: